6 de julho de 2016

Festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte

            
No mês de agosto, a cidade histórica de Cachoeira, Patrimônio da Humanidade, revive a força e a ancestralidade da cultura afro, misturada ao forte sentimento de fé, com a comemoração da Festa da Irmandade da Boa Morte, que este ano começa no dia 13 e termina no dia 17. 
 Temos a história e a tradição secular de uma das maiores manifestações culturais do Recôncavo, transmitida de mãe para filha por abnegadas 23 mulheres negras.

A Irmandade da Boa Morte é uma confraria de mulheres negras e mestiças que descendem e representam a ancestralidade dos povos africanos escravizados e libertos. O trabalho escravo teve grande influência no desenvolvimento social e econômico da região.
A festa de Nossa Senhora da Boa Morte é um exemplo vivo da força e influência marcantes da cultura africana (culto afro religioso), miscigenada às tradições católicas.
O culto é mantido com muito respeito e mistério. A programação católica é composta de missas, confissões e três procissões nas principais ruas da cidade. Os rituais africanos são realizados com fé e respeito na casa da Irmandade.
A parte alegre e festiva tem samba de roda e ceias na casa da Irmandade. Hoje, a Confraria, formada exclusivamente por mulheres negras com mais de 50 anos, funciona em um conjunto de quatro sobrados do século XVIII,
A Irmandade da Boa Morte, entidade, é uma sociedade fechada, fiel zeladora das tradições, enraizadas em suas origens culturais. Ela tem como tradição em sua origem, a admissão exclusiva de mulheres idosas, negras e do candomblé em seu quadro, Fato seguido religiosamente. As irmãs mantêm a tradição distante de possíveis modificações em sua estrutura, há 235 anos.
O quadro já teve a participação de cerca de 200 mulheres e hoje reúne 23 irmãs e quatro noviças 
 Centro Cultural Irmandade da Boa Morte
 Tel: (75) 9965-6195 / (75) 9115-6091 Valmir Pereira
Endereço: Rua 13 de Maio Nº 32
Email: boamortecachoeira@gmail.com
Fonte: Prefeitura de Cachoeira/Bahiatursa 



Nenhum comentário:

Postar um comentário