30 de outubro de 2015

Curso de Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II chega à Minas Gerais

O I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá, ministrado pelo professor Arthur Baptista - representante do campus Centro no NEAB/CPII, virou minicurso no "IV Pensando Áfricas e Suas Diásporas", evento ocorrido entre os dias 28 e 31/10/2015, em Mariana/MG.

Sob o título "Cultura e mitologia yorubá na sala de aula: uma proposta introdutória", o minicurso coordenado pela pedagoga Alessandra Pio se apresentou da seguinte forma:

 Resumo:


O “I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II” foi uma proposta de extensão do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neabcp2) pensada para alunos do Ensino Médio e PROEJA em um de seus quinze campi, no Rio de Janeiro. O curso teve como objetivo a ampliação dos conteúdos escolares para adequação às recomendações das diretrizes curriculares que implementam a lei 10.639, no que se refere ao conhecimento e a valorização de saberes tradicionais herdados da cultura de matriz africana trazida para o Brasil ao longo dos vários séculos de formação. Na visão da lei, tais saberes foram legados como herança patrimonial imaterial de todos os brasileiros, descendentes de africanos ou não. Neste sentido, o curso introduziu os alunos no universo cultural dos povos Yorubá resgatando tal herança por meio do estudo de sua mitologia, seu sentido de existência, seus valores civilizacionais, seus princípios de ordenamento de mundo através de suas narrativas míticas de origem e da compreensão do universo, tais como transmitidas por esses povos via tradição oral. Foi justificado pela necessidade de implementação de ações educativas de combate ao racismo e à discriminação por meio da valorização dos saberes tradicionais africanos materializados na cosmovisão Yorubá. Neste minicurso pretendemos mostrar como foi possível assumir essa proposta em uma instituição federal de ensino considerada de elite, com currículo formal eurocentrado que possibilitou, desde seus primórdios, cursos como o de mitologia greco-romana, em detrimento de outras culturas. Iremos apresentar: a proposta do curso aplicado na escola; trajetória do planejamento ao início das aulas; o perfil dos inscritos; metodologia aplicada; possibilidades de desdobramentos e observações para que obtenhamos melhor aproveitamento em outras oportunidades. Partindo da interação entre os propositores e inscritos, pretendemos encorajar mais educadores a superar os obstáculos interpostos pelo sistema na inserção da cultura afro-brasileira e africana no ambiente escolar.

O público inscrito ultrapassou 20 pessoas, que se manifestaram positivamente sobre a necessidade da valorização da cultura negra para criar vínculos identitários entre discentes e escolas. 

Algumas imagens:

A pedagoga Alessandra Pio participou elencando todas as atividades de elaboração do curso, para que esse conhecimento possa ser multiplicado em outros ambientes de conhecimento.

Muitos dos presentes ficaram surpresos com os gráficos apresentados, os dados sobre faixa etária, etnia e religião dos alunos e alunas do curso do Colégio Pedro II.

O professor Arthur Baptista discorreu sobre todo o conteúdo do curso ministrado aos  alunos e alunas do Colégio, mas também atuou como fotógrafo!

Mais que interessados e interessadas!

Algumas alunas, incluindo a ex-professora de Sociologia do Colégio Pedro II.




Nenhum comentário:

Postar um comentário