10 de agosto de 2017

Enegrecendo o CPII - Oficinas Afrorreferenciadas

Ontem as alunas do curso de Pós-Graduação em Ensino de História da África do Colégio Pedro II realizaram várias oficinas para os alunos e alunas do campus Centro.

Material de divulgação e promoção do evento,
patrocinado pelas coordenadoras/alunas da especialização
em Ensino em História da África do CPII.

Levando muito a sério os processos didáticos de combate ao racismo nas escolas. Este projeto foi fruto de discussões ocorridas nas aulas da disciplina "Relações Étnico-Raciais no Cotidiano Escolar", ministrada pelas professoras Alessandra Pio e Carolina Medeiros.

Destinadas a alunos, professores e técnicos-administrativos do colégio, foram realizadas quatro oficinas, no dia 9/8, voltadas para a valorização e a ressignificação de elementos da cultura africana e afro-brasileira. O trabalho contou com o envolvimento, em especial, do público escolar, para a produção de novos conhecimentos e construção de novos paradigmas sobre a cultura afrorreferenciada.

Oficina de "Curtas"

Oficina de "Verbetes"

Professores que levaram alunos para participar do evento
Explicação que antecedeu Oficina de Adinkras

Material produzido na oficina de "Curtas"

Autoras e autores negros: Sarau

Aluno participando do Sarau Enegrecido

Alunos participando do Sarau Enegrecido

Professoras participando da Oficina de Verbetes

Alunos participando do Sarau Enegrecido

Alunas participando da Oficina de Adinkras

Bandeirinha de Adinkra, produzida por aluna durante a oficina

Bandeirinhas de Adinkra, produzidas por alunas durante a oficina


Parabenizamos o trabalho da professora Alessandra Pio e suas alunas: Joyce Braga, Rafaella Guaycurus, Rachel Romano, Luciana Trindade, Vanessa Lima, Beatrice Rossotti, Cris Mel, Vanessa Bells , Pérola Martins, Nathália Fernandes, Frida Martinha, Marcela Moraes. São atuações como a de vocês que nos fazem continuar na luta por uma educação mais equânime nessa e em todas as demais instituições educacionais.

Equipe, ao final do evento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário