15 de maio de 2017

RACISTAS NÃO PASSARÃO!




NOTA DE REPÚDIO

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do Colégio Pedro II (NEAB—CP2), juntamente ao Coletivo de Negres Lélia Gonzales e com apoio da direção do Campus Humaitá II, vêm por meio desta nota REPUDIAR veementemente as posturas agressivas de membros desta comunidade escolar em relação à existência, à convivência e à dignidade de pessoas negras neste espaço. 

Chegaram a nosso conhecimento denúncias de que manifestações racistas, misóginas e classistas foram dirigidas a uma docente na semana de 08 a 12 de maio por turmas do 9º ano do turno da manhã; o que é inadmissível!

Como entidades politicamente organizadas no combate ao racismo na escola,  não admitiremos quaisquer ataques a pessoas negras, isto é, de ascendência africana ou indígena, neste que é um espaço público e institucional, e assim requemos um pedido formal de desculpas das turmas envolvidas no caso. Exigimos respeito e consideração à docente em questão bem como uma retratação por parte do corpo de responsáveis pelos estudantes que tenham feito tais comentários. 

Ressaltamos que não é a primeira vez em que neste campus acadêmico ocorrem casos parecidos. Têm sido recorrentes as denúncias e depoimentos de estudantes, funcionários e docentes negros que se sentem incomodados com tratamentos racistas como piadas, apelidos, falas, discursos que visem a silenciar, humilhar, agredir, desangenciar e segregar racialmente pessoas negras. Lembramos que racismo é CRIME inafiançável e que a autoria de manifestações dessa natureza pode ser enquadrada judicialmente, com pena prevista em lei no Código Penal Brasileiro. 

Atentamos que RACISTAS NÃO PASSARÃO por cima de nossas cabeças nem vão rasurar nossa dignidade!

11 comentários:

  1. Estou indignada com esta notícia sobre o comportamento criminoso e racista de alunos do CPII Humaitá, onde fui aluna em um período que vigia a ditadura militar e que era complicado a afirmação identitaria. Mas lutamos, resistimos como sempre o fizemos desde que o primeiro africano sequestrado do continente africano veio para este país compulsoriamente construi-lo. O CPII decididamente NÃO é exclusivo de uma dada elite que se pretende caucasiana e que é descendente de escravocratas, assim como não são, por mais que deturpem as leis, usem a força e corrupção como o fazem historicamente, donos deste país e de suas instituições. Racismo É CRIME! É vergonhoso, no mínimo, que estes meliantes, travestidos de jovens, se escondam no anonimato para continuarem na sua marcha de crimes. Ou será que há interesses outros no acobertamento e incentivo de uma Cultura de exclusão de profissionais que não se enquadram numa dada estética politico-ideológica?

    ResponderExcluir
  2. Estou indignada com esta notícia sobre o comportamento criminoso e racista de alunos do CPII Humaitá, onde fui aluna em um período que vigia a ditadura militar e que era complicado a afirmação identitaria. Mas lutamos, resistimos como sempre o fizemos desde que o primeiro africano sequestrado do continente africano veio para este país compulsoriamente construi-lo. O CPII decididamente NÃO é exclusivo de uma dada elite que se pretende caucasiana e que é descendente de escravocratas, assim como não são, por mais que deturpem as leis, usem a força e corrupção como o fazem historicamente, donos deste país e de suas instituições. Racismo É CRIME! É vergonhoso, no mínimo, que estes meliantes, travestidos de jovens, se escondam no anonimato para continuarem na sua marcha de crimes. Ou será que há interesses outros no acobertamento e incentivo de uma Cultura de exclusão de profissionais que não se enquadram numa dada estética politico-ideológica?

    ResponderExcluir
  3. Denunciar e preciso e a escola pre cisar se pronunciar

    ResponderExcluir
  4. Denunciar e preciso e a escola pre cisar se pronunciar

    ResponderExcluir
  5. A luta só está começando!
    Avante!
    Denúncia e debate!

    ResponderExcluir
  6. A luta só está começando!
    Avante!
    Denúncia e debate!

    ResponderExcluir
  7. A luta só está começando!
    Avante!
    Denúncia e debate!

    ResponderExcluir
  8. Estudei no CPII Humaitá e apoio a posição de vocês! Poderíamos circular uma carta assinada tb por ex alunos!

    ResponderExcluir